segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ciclo de Palestras Egito - FAAP





CICLO DE PALESTRAS - EGITO
Núcleo de Cultura da FAAP
Campus São Paulo
Rua Alagoas, 903
Higienólopis - São Paulo/SP
Informações e Inscrições:
http://www.faap.br/nucleocultura/palestras/egito.asp 

12/09/2015 - Sábado, das 9h às 12h
A Estatuária Faraônica: A Magia das Formas
Por mais de 3 mil anos os egípcios criaram estátuas de seus deuses, reis e seres humanos, elas eram os elementos centrais em seus cultos nos templos e túmulos, consideradas os receptáculos da força espiritual que por intermédio dos rituais as transformavam em imagens vivas. Serão tratadas nesta aula as técnicas e os materiais usados pelos escultores, assim como as funções e significados da estatuária nas crenças e práticas religiosas dos antigos egípcios.

26/09/2015 - Sábado, das 9h às 12h
O Povo do Faraó: A Vida às Margens do Nilo
O Egito antigo é sempre lembrado pelos seus feitos notáveis, pirâmides, templos e obras primas que nos fascinam até os dias de hoje, mas por trás destes prodígios estava o povo em sua existência diária. Nesta aula veremos um pouco da vida nas vilas e cidades, as casas e o cotidiano dos camponeses, trabalhadores, artistas e artesões, suas funções e importância em uma sociedade onde a harmonia e o bom funcionamento era um dever do faraó.

03/10/2015 - Sábado, das 9h às 12h
Osíris e Rê: O Eterno Ciclo da Vida
O ciclo da vida-morte-renascimento era um dos principais elementos na crença dos antigos egípcios em uma vida eterna e para o qual foram investidos todos os esforços da sociedade. A síntese desta crença em um Pós Vida está na relação entre duas das maiores divindades do Egito antigo, Osíris, deus dos mortos e da reencarnação, e Rê (Ra), deus-sol, fonte de toda a vida. Nesta aula veremos como estes opostos se completam e qual o sentido da vida para os antigos egípcios.

07/11/2015 - Sábado, das 9h às 12h
Criaturas Divinas: Múmias de Animais no Egito Antigo
A intenção da mumificação artificial pelos antigos egípcios nos fascina até hoje, esta técnica não foi usada somente na preservação dos corpos humanos, mas também de seus animais. Praticamente todas as espécies de animais eram mumificados, algumas delas com uma sofisticação e cuidados iguais aos dos faraós. Nesta aula veremos os motivos desta mumificação de animais, as diferentes categorias de múmias e as recentes pesquisas feitas no Brasil no estudo de animais mumificados usando as mais modernas técnicas de análise.


Nenhum comentário: