sexta-feira, 4 de março de 2011

Indicações Bibliográficas


ARTE
ALDRED, Cyril. Egyptian Art. London: Thames & Hudson (World of Art), 1985.
Embora já um pouco ultrapassada esta obra ainda é bastante útil para os que desejam conhecer os principais aspectos da arte egípcia, principalmente a arquitetura e a escultura.




MALEK, Jaromir. Egypt: 4000 Years of Art. London: Phaidon, 2003 
Obra bastante complete apresentando a arte egípcia de forma cronológica. Bem ilustrada possui um glossário, mapa e uma cronologia bem elaborada.




DICIONÁRIOS
POSENER, George; SAUNERON, Serge; YOYOTTE, Jean. Dictionnaire de la Civilisation Égyptienne. Paris: Fernand Hazan, 1988.
Escrito por três dos maiores egiptologos franceses, um clássico entre os dicionários gerais de egiptologia com verbetes que são verdadeiras análises mais do que simples descrições informativas. Possui indices especificos que dificultam um pouco a localização dos verbetes e infelizmente a maiorias das citações de textos antigos não possuem uma referência precisa.

SHAW, Ian & NICHOLSON, Paul. British Museum Dictionary of Ancient Egypt.London: The Trustees of the British Museum, 1995.
Excelente dicionário geral, bem ilustrado. Sua maior qualidade são as referências bibliográficas para cada verbete o que permite o leitor se aprofundar em suas pesquisas. Possui uma versão mais recente sem alterações substanciais.


SHAW, Ian; NICHOLSON, Paul. The Princeton Dictionary of Ancient Egypt. London: Princeton University Press, 2008.






HIERÓGLIFOS
Para os que querem se aventurar no estudo dos hieróglifos e da língua egípcia encontrarão um grande número de gramáticas muito semelhantes na forma e na metodologia.
Para os que desejam se aprofundar nestes estudos ainda temos as incontornáveis obras clássicas:
GARDINER, Sir Alan. Egyptian Grammar, Oxford: Griffith Institute - Ashmolean Museun, 1994.
LEFEBVRE, Gustave Désiré Louis. Grammaire de l'Égyptien Classique. Le Caire: Institut Français d'Archéologie Orientale, 1940.
Obras mais modernas e mais fáceis de serem adquiridas são:
ALLEN, James P. Middle Egyptian: An Introduction to the Language and Culture of Hieroglyphs. Cambridge: Cambridge University Press; 2ª edição, 2010.
A combinação de uma gramática com lições e exercícios e informações sobre a cultura faraônica por meio de textos literários e monumentais utilizados nas lições. Esta segunda edição é preferível por trazer uma revisão dos exercícios e novos textos.


COLLIER, Mark; MANLEY, Bill. How read Egyptian Hieroglyphs a step-by-step guide to teach yourself. London: British Museum Press, 1998.
A melhor no gênero aprenda sozinho. Uma boa introdução, simples e com exercícios resolvidos, ideal para um primeiro contato com a gramática hieroglífica. Possuí uma lista de sinais e um pequeno vocabulário.


GRANDET, Pierre; MATHIEU, Bernard. Cours d'égyptien Hiéroglyphique Paris: Éditions Khéops, 2003.
Esta moderna gramática dividida em 56 lições com 2 mil exemplos possui um vocabulário e uma série de exercícios para cada uma das lições.
Possui também um léxico egípcio-francês e francês-egípcio além da lista completa de sinais hieroglíficos.


HOOKER, J. T. Lendo o Passado: do cuneiforme ao alfabeto. A História da Escrita Antiga. São Paulo: Edusp/Melhoramentos, 1996.
Esta obra não é uma gramática ou um manual de tradução, trata-se de uma coletânea de uma série publicada pelo Museu Britânico sobre escritas no mundo antigo, entre elas os hieróglifos egípcios apresentando de forma simples e objetiva o funcionamento da escrita.


HISTÓRIA
GRIMAL, Nicolas. Histoire de L'Égypte Ancienne, Paris, Fayard, 1988 Uma síntese da história egípcia da Pré-história até a Conquista de Alexandre. Possui uma cronologia e uma lista real com os nomes em hieróglifo dos principais faraós e reis.
SHAW, Ian (ed.) The Oxford History of Ancient Egypt.  Oxford: Oxford University Press, 2003.
Curiosamente os egiptólogos escrevem pouco sobre a história do Egito Antigo. Este livro é uma exceção, cada capitulo foi escrito por um especialista abrangendo desde culturas pré-históricas até o Período Romano. Possui duas edições diferentes sendo a de bolso menos ilustrada.



RELIGIÃO
SHAFER, Byron E. (ed.). As Religiões no Egito Antigo: deuses, mitos e rituais domésticos. São Paulo, Nova Alexandria, 2002.
Uma visão moderna e bastante clara da religião egípcia e suas variadas formas de manifestação.



Contudo a tradução sofrível faz com que seja preferível a edição original:

SHAFER, Byron E. (ed.). Religion in Ancient Egypt: Gods, Myths, and Personal Practice. Cornell University Press, 1991.
TRAUNECKER, Claude. Os Deuses do Egito, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1995.
Este pequeno livro é uma excelente introdução a religião egípcia e seus aspectos mais fundamentais. Uma primorosa tradução do original em Frances infelizmente encontrasse esgotado.



Um comentário:

Anônimo disse...

Professor, primeiramente boa noite!
Gostaria de saber se ha material novo disponivel em ligua portuguesa ou espanhol para o estudo dos hieroglifos? A proposito, caso consiga ler esta mensagem poderia me informar como se escreve a palavra HISTORIA em hieroglifos. Caso a mesma não faça parte do conjuntos de palavras egipcios, qual seria então a que melhor nos traz a idea de historia?
Sou professor de História e me interesso bastante pelo assunto! Meu email: marcioipcb@yahoo.com.br Fico grato !!!