sábado, 17 de março de 2012

Prof. Aziz Ab'Saber



                                            Foto: Francisco Emolo/ Jornal da USP / USP Imagens

        Na manhã desta sexta feira (16/3/2012) faleceu aos 87 anos o Prof. Aziz Ab'Saber, geógrafo, presidente de honra da SBPC, professor emérito da FFLCH, membro honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, possuidor de inúmeros títulos e honrarias.
Conheci o Prof. Ab'Saber na década de 70, naquela época meu pai trabalhava com ele na USP. Nas férias escolares meu pai costuma me levar para a Cidade Universitária onde eu andava de bicicleta, soltava pipa e explorava o imenso prédio da História e Geografia.
Meu pai e o Prof. Ab'Saber trabalhavam em uma sala no primeiro pavimento logo acima de onde ficava o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Quando o museu estava aberto eu sempre o visitava, logo na entrada ficava a coleção egípcia, minha parte preferida do museu. Quando estava fechado eu ficava olhando a coleção pelas divisórias de vidros que formavam a parede externa do museu, bem próxima ao vidro ficava a tampa de "sarcófago" que era uma das minhas peças favoritas.
Eu sempre via meu pai com aquele homem muito alto e magro e um dia meu pai falou sobre a minha paixão pelo Egito antigo. Foi então que o Prof. Ab'Saber começou a me explicar o que eu deveria fazer para me tornar um egiptólogo, o que estudar e como fazer, me lembro que ele não falou comigo como se eu fosse uma criança, na época eu tinha um pouco mais de 9 anos de idade, ele falou como se eu fosse um de seus alunos. Jamais me esqueci de suas palavras principalmente de uma frase: "...você tem que ser o melhor, o primeiro...".
Alguns anos mais tarde meu pai faleceu e eu só voltei a ouvir falara do Prof. Ab'Saber quando entrei na Universidade.
Anos depois fiz a minha dissertação de mestrado estudando a coleção do MAE a mesma que eu via nas minhas férias, foi o primeiro mestrado em egiptologia defendido na USP, na seqüencia fiz o meu doutorado e mais tarde já como professor do Museu Nacional do UFRJ fui o primeiro sul-americano a fazer pós-doutorado e a ser pesquisador convidado da IFAO.
Sempre tento ser o melhor possível em minhas pesquisas como me aconselhou o Prof. Ab'Saber, ele que foi um exemplo de pesquisador apaixonado pelo seus estudos e de generosidade com seus alunos.
Que o Prof. Aziz Ab'Saber seja bem recebido no "Belo Ocidente".

"O céu tem a tua alma, a terra a tua imagem e o Outro Mundo o teu mistério" (Papiro Berlim 3008 V2)




Nenhum comentário: